Uma fase transformadora, complexa e que requer muita atenção!
É muito importante que os pais fiquem bem atentos com seus filhos nessa fase. Problemas como Estrias e celulites devido a esse turbilhão de mudanças eventualmente podem ocasionar a diminuição da autoestima do adolescente.
O Ministério da Saúde define a adolescência como: A etapa da vida compreendida entre a infância e a fase adulta, marcada por um processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial.
Assim como a Organização Mundial da Saúde define como sendo a segunda década da vida (de 10 a 19 anos).
Fase maravilhosa, com diversas transformações físicas, psicológicas e sociais que promovem grandes descobertas. Contudo, nesse momento da vida, os hormônios começam a trabalhar de forma intensa no desenvolvimento e preparo do organismo para a vida adulta.
Em geral os adolescentes, apresentam rápido crescimento, produção de pelos (pubianos, rosto e axilas), a voz fica mais grave, a primeira menstruação ocorre, desenvolvimento das mamas, entretanto, e em alguns casos o grande pesadelo das meninas: As estrias e celulites.
QUANDO E COMO SE FORMAM ESTRIAS E CELULITES?
Em princípio as estrias aparecem quando as fibras de colágeno e elásticas da pele se rompem ao estirar.
Normalmente ocorre na região lombar e coxas, quando o crescimento do adolescente é mais acelerado (estirão do crescimento), e também quando se obtém ganho de peso em regiões como mamas e quadris. A grande maioria das meninas que engravidam nesse período desenvolvem estrias no abdômen.
As celulites ocorrem quando a camada subcutânea fica irregular, com ondulações e retrações (nódulos), causado pelo acúmulo de gordura, água e toxina nas células que ficam cheias e endurecidas.
É provável que se manifeste por volta dos 15 anos. Os temidos “furinhos” normalmente surgem em áreas onde ocorre um grande aumento da gordura corporal, também está relacionado com a flacidez da pele, ao sedentarismo e má alimentação.
COMO É POSSÍVEL EVITAR?
O primeiro passo é: Orientar e estimular seus filhos a praticarem atividades físicas aeróbicas com regularidade como por exemplo: Andar de bicicleta, nadar, dançar, correr, vôlei, basquete entre outros.
Com relação a alimentação é importante ter o acompanhamento do especialista, para que seja feita uma dieta equilibrada, rica em fibras, legumes, verduras, frutas antioxidantes e diuréticas.
Evitar gorduras, alimentos com muito sódio, assim como, ter o controle do açúcar e das massas.
Contudo para os cuidados com a pele, também é orientado o uso diário de óleos e hidratantes corporais, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e ficar atento ao uso de anticoncepcional.
ATENÇÃO PAIS: Se observarem que seus filhos estejam ganhando muito peso, algo acima do normal, procure um especialista em endocrinologia.
QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS RECOMENDADOS?
Em primeiro lugar, o tratamento preventivo é fundamental. Caso ocorra, o ideal é que seja tratado já no início, dessa forma será mais fácil obter bons resultados e será menos invasivo.
Contudo é bom ter em mente, que os procedimentos irão contribuir para minimizar e controlar o quadro.
PARA AS ESTRIAS
- Uso de cremes específicos: O objetivo é hidratar a pele, melhorar a microcirculação e estimular a produção de colágeno.
- Aplicação de laser: É disparado diretamente no local causando uma leve queimadura. É estimulado a produção de colágeno e elastina.
- Peelings: O objetivo é renovar a pele através da remoção de camadas da pele. Existem vários tipos e a escolha irá depender do tipo da pele do paciente.
- Carboxiterapia: Aplicação de gás carbônico no local para quebrar as células de gordura e estimular a regeneração do tecido.
- Microagulhamento: Utiliza microagulhas com a finalidade de estimular a renovação da pele e promover uma recuperação natural.
PARA AS CELULITES
- Uso de cremes específicos: Da mesma forma como citado no tratamento de estrias.
- Drenagem linfática: Massagem que visa a melhorar a circulação sanguínea do local e eliminar líquidos retidos nos tecidos.
- Ultrassom: São emitidas ondas que contribuem para dissolver a gordura, estimular o metabolismo celular além de auxiliar na cicatrização.
- Radiofrequência: São emitidas radiações eletromagnéticas que aquecem as camadas mais profundas da pele, derretem a gordura, estimula a produção de colágeno e além disso, promove a firmeza da pele.
- Carboxiterapia: Da mesma forma como citado no tratamento de estrias.
Em caso de dúvidas, procure orientações com profissionais especializados.
Procure sempre por uma cirurgia segura. Verifique se o seu profissional escolhido é um Cirurgião capacitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Quer tirar outras dúvidas ou conhecer nosso trabalho? Agende uma visita!
Obrigado pela visita. Grande abraço!
Dr. Leonardo Pereira Fernandes⠀
Cirurgia Plástica – CRM/PR:30904 RQE:2732
“Há em cada adolescente um mundo encoberto, um almirante e um sol de outubro.”
Machado de Assis